O robot florestal vs trator vs roçadeira

Porque é que utilizamos robot florestal?

É melhor ou é pior que outros soluções, tais como são a de utilização de trator ou a de trabalho com roçadeira?

A opção pela utilização de um robot florestal prende-se com um conjunto de fatores que vamos sumariamente enumerar.

O grande senão na utilização de robot florestal prende-se com o custo de aquisição do equipamento e os custos/cuidados de manutenção, o que leva que sejam poucos os que optam por esta solução.

Característica da propriedade rural e florestal no Norte de Portugal e Galiza

A propriedade rural e florestal no norte de Portugal e na Galiza é predominantemente de minifúndio, com terrenos muito acidentados e com acessos muitas vezes difíceis.  A utilização de máquinas de grande porte torna-se habitualmente difícil, senão mesmo impossível

Risco de Acidente

O risco de acidente resultantes da utilização de tratores é muito significativa. Em 2021 registaram-se 51 acidentes mortais. A utilização do robot florestal é imensamente mais segura, quer para o manobrador da máquina quer para terceiros.

Dureza do trabalho com roçadeira / falta de mão de obra 

O trabalho com roçadeira manual é muito, mesmo muito duro. São poucos os que tem a resiliência necessária para suportar uma jornada de trabalho com um equipamento que pesa cerca de 10 kg, acompanhado do ruido constante a memos de 1/2 metro dos ouvidos, com pó, lama e risco constante de queda.

O trabalho com o robot florestal, não deixa de sei exigente, pois o operador acompanha a máquina ao longo da jornada de trabalho, mas sem dúvida que é dramaticamente menos exigente que trabalhar com uma roçadeira manual.

Facilidade de transporte e rapidez de deslocação

Um trator agrícola tem de ser transportado em reboque, com todas as dificuldades, riscos inerentes e custos de transporte.  

O robot florestal é transportado num furgão fechado, dispondo, por isso, de uma grande agilidade, podendo realizar vários trabalhos, em locais distantes, num único dia.

 Eficiência

Dependendo da natureza e caraterística do terreno, um robot florestal pode representar entre 15 a 20 trabalhadores com roçadeira. Consegue-se então alcançar um custo por m2 muito inferior ao que resulta do trabalho com roçadeira.

O nível de ruido gerado por uma roçadeira ou por um robot florestal é muito semelhante, mas o robot florestal vai fazer o seu trabalho entre 10 a 20 x mais rápido, ou seja, é menos intrusivo.

 Quando devo optar por equipamentos mais pesados?

Nas grandes áreas florestais, com facilidade de acessos.

Quando devo optar pelo trabalho com roçadeira?

Em zonas com inclinações superiores a 40º, quando inexista acesso direto ao terreno (largura inferior a 1,5 m) ou quando se temos áreas reduzidas em que pretende um intervenção muito detalhada e de promenor, ou seja, um trabalho mais próximo ao de jardinagem.